Image Map

A dieta da gestante! #projetodesembaranga

quinta-feira, 8 de agosto de 2013
Olá meninas! Sumi uma semaninha por motivos de Luiz Gustavo (meu filhote) mas voltei. Hoje é dia de post Projeto Desembaranga. Na realidade, o post de hoje começou antes de Luiz Gustavo nascer. Com quase 6 meses de gestação voltava da viagem de compras do enxoval em Miami, comia um saco de Kit Kat e M&M’s de peanut butter por dia, quando fui fazer o exame de curva glicêmica, um exame padrão que mede o nível de açúcar no sangue das gestantes, e se elas tem alguma intolerância a glicose ou diabetes gestacional. Resultado: eu tinha!

Comecei uma dieta para não prejudicar a saúde do bebê fazia o controle (com aquele exame de furar o dedinho) todos os dias, 4 vezes por dia, controlando minha glicemia. Num primeiro momento sofri muito, pois não podia comer nada e sofria muito comendo só frango e ovo, ovo e frango, frango e ovo, salada, frango, ovo, salada... Aí procurei uma nutri, achei, fui e foi ótimo, porque ela me deu dicas super legais e saudáveis.

Na época segui algumas dicas que foram essenciais para a minha saúde e a do bebê. Coisa simples que vou compartilhar com vocês ao longo dos posts do projeto. Hoje vamos falar nas 5 dicas para evitar os picos de glicemia, que não fazem bem para ninguém.

Dica 1
Nunca consuma apenas carboidratos, sem a companhia de uma proteína. Assim a refeição fica balanceada.

Dica 2
O segredo é balancear açúcar com gordura. Por exemplo, era menos pior comer um pedaço de chocolate que um pedaço de pão branco, porque o chocolate contem gordura na composição, e isso ajuda a segurar o açúcar.

Dica 3
O azeite é seu amigo e legumes e verduras também. Vai se jogar num prato de macarrão? Coma antes uma salada com azeite ou coloque brócolis no macarrãom ainda que integral. A diferença é gritante!

Dica 4
Por mais que a gordura seja sua aliada na hora de evitar os picos glicêmicos, cuidado com alimentos dietéticos. Eles possuem altos índices de gordura e muitas vezes adoçantes que não fazem bem para o seu corpo (muito menos para o bebê).

Dica 5
Evite a farinha branca. É o maior veneno. E o pior: a maioria dos alimentos “integrais” que vendem por aí, não são realmente integrais (e falaremos sobre isso em outro post).

Bom, abaixo pra vocês verem, a foto da esquerda estou de azul, com 8 meses de gravidez. Na da direita, de branco, estou com quase 6 meses, antes de começar o acompanhamento com nutricionista, drenagem e hidroginástica. Ou seja, "emagreci" durante a gestação.



Gritante né? Em tempo, meu bebê nasceu super saudável, com 3,230kg e minha diabetes gestacional logo passou, mas mudei muitos hábitos que vou continuar a dividir aqui com vocês. Já tem MUITA gente fazendo isso por aí e de forma mais radical, inclusive. Eu estou amamentando e não estou fazendo um regime restrito nem treinos pesados, por enquanto, e já perdi 12kg (ganhei 9kg na gravidez). De qualquer forma muita gente me conhece pergunta o que fiz e por isso resolvi dividir! ;)

Até a próxima semana!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...