Image Map

Os homens no espaço feminino

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Voz de homem atende:
-       Depilação e manicure, bom dia!
-       ...
-       Alô?
-       Oi, é, er... É, de onde fala?
-       Depilação e manicure.
-       Tá, é, eu queria marcar unha e (falando baixinho) depilação.
-       Unha que mais senhora?
-       Depilação.
-       Desculpe, não ouvi.
-       DEPILAÇÃO. VIRILHA e sobrancelha.
-       Ok, nós temos quarta às 11h, podemos marcar unha 11h30? Depilação só virilha e sobrancelha?
-        Isso.
-       Virilha e sobrancelha, senhora?
-       ISSO!

O diálogo acima realmente aconteceu e eu participei dele. Você, leitora “pra frentex”, pode não ter visto nada demais mas eu confesso que tenho um problema com homens no “espaço feminino”. Até pra marcar exames femininos por telefone prefiro atendentes mulheres. Pra fazer os tais exames então, nem se fala. Fico imaginando se eu chegasse pra fazer a depilação e desse de cara com UM esteticista.

Tudo isso me levou a refletir. Logo eu que adoro estudar sobre feminismo e o comportamento que ele envolve, a princípio pensei que fosse uma “machista”, por não querer de fato uma igualdade dos sexos. Pensei em mim como uma pessoa retrógrada e antiquada. Refletindo por dias descobri que, apesar de ser cheia de conceitos e não achar que me encaixo na lista dos 10 mais modernos, o problema não estava em mim e sim naquelas velhas regras que envolve homens e mulheres. Fiquei um tanto pasma, pois achava que a ideia de um mundo regido por conceitos masculinos (pra não dizer machismo, já que muita gente não entende o que isso significa) era algo que não me afetava.

A verdade é que tudo isso é um reflexo da nossa bela cultura. O “cuidado” e a “preservação” do corpo são sim importantes, mas não quando vem de um reflexo de insegurança ou vergonha de ser quem é.  Querer preservar o que pensamos ser o  “espaço feminino” também vem da falsa impressão que ali NÓS mandamos e portanto não permitimos homens, no máximo, aceitamos alguns homens gays.

E tudo fica ainda mais louco quando fazemos um paralelo entre espaços exclusivamente masculinos e femininos. Para eles: puteiro, casa de charutos (sei lá de onde tirei isso) e há até quem insista em estádios de futebol. Só consigo pensar em coisas que exaltam o poder e exercitam a masculinidade. Para elas: cabeleireiros, loja de sapatos, academias para mulheres e afins, ou seja, estética.

Gente, pelo amor, eu estou escrevendo em um blog de beleza e ADORO me cuidar independente de onde venha essa necessidade. Não vou deixar de ir na depilação (ainda que para muitos isso seja a grande conquista do machismo) e nem de fazer a unha. Mas adoro questionamentos e esse post, me desculpem, não vai trazer nenhuma revolta além e muito menos uma resposta, apenas uma dica: que tal começarmos a questionar de onde vem as nossas inseguranças e quem sabe perceber que muitas vezes elas não são nossa CULPA?


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...